A realização dos exames laboratoriais veterinários ajudam no diagnóstico precoce de enfermidades ou de doenças em curso e também no acompanhamento da saúde dos pets, por isso é importante que o tutor sempre leve seu pet ao médico veterinário para realizar check-ups.
Para que os exames de sangue sejam realizados adequadamente é necessário uma boa coleta, profissionais preparados para manter o animal calmo e equipamentos higienizados e seguros ao paciente, após isso se tem a análise do exame. Procure sempre laboratórios que possuam estrutura, inovação e agilidade, para que o processo da coleta até o resultado final tenha maior precisão.
O exame de sangue mais comumente solicitado é o hemograma que fornece averiguações fisiológicas importantes do pet no momento da coleta, como a presença de anemia ou infecções e auxilia na triagem, onde o médico veterinário a partir do resultado do exame consegue direcionar o diagnóstico e a gravidade do quadro clínico do paciente.
O hemograma é composto por informações quantitativas e qualitativas, e é dividido em três partes:
- Eritrograma: avalia e quantifica as células da série vermelha do sangue do paciente;
- Leucograma: avalia e quantifica os leucócitos (células brancas);
- Plaquetograma: avalia e quantifica a morfológica das plaquetas;
- Avaliação morfológica geral e pesquisa de hemoparasitas.
O hemograma pode ser solicitado em diferentes ocasiões, de acordo com a avaliação do médico veterinário. Vamos citar alguns momentos em que se pode solicitar o hemograma:
- Para certificar se o pet está respondendo a um tratamento,
- Antecedendo algum exame ou procedimento que será realizado no pet;
- Auxiliar na identificação de alterações, que contribuem no diagnóstico de alergia e/ou asma;
- Para diagnosticar doenças que causam destruição ou inibem a produção das hemácias,
- Quando o animal não apresenta nenhum sintoma ou necessidade de realizar o exame, é importante verificar se realmente está tudo saudável, sendo apenas um exame de rotina.
Normalmente antes da realização do hemograma é preciso que o animal tenha realizado jejum alimentar de no mínimo 4 horas e também tenha descansado, evitado fazer esforço físico e ficar estressado, pois esses fatores podem dar alteração no resultado final do exame.
Quando for realizar o hemograma verifique quais são as recomendações do médico veterinário.
Não existe um cronograma de quanto em quanto tempo é necessário realizar o hemograma, o importante é manter o acompanhamento com médico veterinário que saiba as necessidades do seu bichinho de estimação.
Gostou deste conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais – estamos no Instagram, no Facebook e no Linkedin
Fontes: https://www.bibliotecaagptea.org.br/zootecnia/sanidade/livros/
https://www.petcentercanoas.com.br/saude/hemograma_veterinario/