O que é um cão guia?

Cão guia ajuda as pessoas que possuem deficiência visual grave nas atividades rotineiras, como andar na rua, no transporte público e até mesmo em algumas tarefas de casa.

O cão guia é treinado para executar a tarefa de conduzir o dono da forma mais segura possível, por isso pode passar por até dois anos de treinamento para poder desempenhar essa função.

O processo de escolha do animal não é algo fácil, ocorre quando nasce até oito semanas de vida, onde se deve levar em consideração se tem um comportamento calmo, saúde estável e também liderança. Após a escolha começa o processo de treinamento e adaptação ao trabalho que o cão irá exercer, sendo mais comum as raças de Pastor Alemão, Labrador e Golden Retriever.

Fases do treinamento do cão guia:

A primeira fase é a educação inicial, em que ocorre a socialização. O cão vai para casa de uma família/pessoa voluntária e começa a conviver com tal, podendo passar por um período de um ano, a um ano e três meses, indo em vários lugares juntos, desde o mercado, shopping, transporte público e parques, assim vai se adaptando ao ambiente com outras pessoas.

No segundo momento inicia-se a fase do treinamento, onde o cão vai para uma escola que está preparada para realizar os treinos diários, tendo o tempo de duração de três a cinco meses. O profissional é especializado em desenvolver habilidades técnicas, tais como: identificar os degraus, identificar objetos e detectar a entrada e saída dos lugares. No treinamento se usa um colete que simula a coleira que será posteriormente usada quando estiver trabalhando, e no momento que o cão está com o colete/coleira, não pode desviar a sua atenção com outras coisas.

Durante o período do treinamento o cão é apresentado ao seu tutor e a partir disso inicia a convivência. Nessa fase o cão começa a se adaptar a rotina, e o tutor entender a linguagem corporal do cão, para que ocorra a cumplicidade entre ambas partes, é preciso que todos estejam bem preparados, onde o tutor deve realizar um curso preparatório, para se adaptar ao comportamento do animal e saber como agir diante do convívio.

Critérios necessários para conseguir um cão guia no Brasil:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Ser pessoa com deficiência visual;
  • Ter cursado ou estar cursando o ensino secundário;
  • Possuir uma boa saúde física e mental;
  • Ter capacidade para sustentar o cão;
  • Desejar o cão para propósitos de mobilidade.

Algumas curiosidades sobre o cão guia:

Quando o cão estiver com coleira, não brinque e nem desvie a sua atenção, pois no momento ele está trabalhando;

A lei n° 11.126 garante que qualquer pessoa com deficiência visual, pode ficar em ambientes de uso coletivo junto do seu cão guia;

Qualquer pessoa ou família pode ser um voluntário na adaptação do cão guia;

O trabalho do cão tem tempo de duração, após 8 anos o cão se aposenta, podendo ficar com o atual tutor ou até mesmo ser adotado por outra pessoa;

Ainda é um serviço pouco acessível, pois tem um grande custo no treinamento do animal, assim não tendo muitos cães à disposição para trabalhar como cão guia.

Gostou deste conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais – estamos no Instagram, no Facebook e no Linkedin

Fontes: http://www.iris.org.br/programas/treinamentocaoguia

https://fundacaodorina.org.br/blog/8-curiosidades-sobre-o-cao-guia/