Já falamos aqui sobre a importância da saúde bucal para os pets e como ela afeta a saúde geral do nossos companheiros. Por isso, examinar a cavidade oral com frequência é extremamente importante para manter a qualidade de vida dos nossos queridos Pets.

A verificação da saúde bucal pode começar em casa. A inspeção inicial pode começar sem mesmo tocar na boca do animal, apenas sentindo o odor do seu hálito. Quando o odor estiver muito forte, pode ser sinal de que há lesões na boca. Vale a pena também considerar o histórico do Pet, se ele já apresentou lesões anteriores, o que ele come, seus hábitos diários, isso ajudará a direcionar o exame.  

Na segunda etapa, sem a necessidade de abrir totalmente a boca do animal, apenas afaste os lábios superiores e inferiores. Desta maneira, de forma discreta, é possível observar a coloração e aspecto das mucosas e gengiva, quantidade de dentes e se os mesmos apresentam alterações.

Na terceira etapa, será necessário abrir a boca do pet para verificação da parte interna dos dentes, da língua e do fundo da cavidade oral. Neste momento, certifique-se de que o pet está tranquilo e de que não corre o risco de morder, caso contrário recomendamos que procure a ajuda de veterinários para a realização desta etapa.

Durante as etapas da avaliação da cavidade oral, devemos ficar atentos à qualquer tipo de anormalidade. Algumas alterações são simples de serem reconhecidas, como perdas ou fraturas dentárias e sangramentos. A coloração das mucosas, alterações na gengiva, o  acúmulos de placas bacterianas e o tártaro, também são alterações fáceis de identificar.

É importante ressaltar que, ao encontrar qualquer tipo de alteração, deve-se procurar um médico veterinário de confiança para que ele possa realizar o exame de forma mais completa, e dependendo do caso, até solicitar exames complementares para fechar o diagnóstico e desta maneira realizar o tratamento adequado. 

Promover a saúde bucal do seu pet é fundamental para elevar sua qualidade de vida, então não deixe de realizar a verificação em casa e levá-lo ao veterinário com frequência. 

Gostou deste conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais – estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.