Adotar um cãozinho requer muito cuidado, atenção e responsabilidade, porém quando se trata da adoção de um segundo cãozinho os cuidados e atenção devem ser redobrados a fim de que a socialização entre eles aconteça de forma tranquila e amigável.

Neste texto daremos algumas dicas importantes nesse momento de adaptação. O primeiro encontro entre dois cães que nunca se viram antes pode parecer algo difícil de fazer, mas com paciência, tempo e seguindo as dicas o processo se torna mais fácil para todos.

É importante que tudo esteja pronto para a chegada do novo cão, o ambiente deve ser acolhedor. Providencie pote de água e comida, caminha e outros objetos necessário para o conforto do animal, desta maneira cada um terá seus objetos de uso individual, evitando possíveis brigas.

Com tudo organizado, agora começa o processo de adaptação entre os cães, as dicas a seguir irão ajudar muito para que essa fase seja mais tranquila e harmônica possível.

Primeira dica: escolha um ambiente neutro para realizar a apresentação dos cães, neste momento irá acontecer o primeiro contato visual. É importante que os dois cães estejam de coleira ou se não for possível, coloque-os em um ambiente que possibilite a contenção caso seja necessário;

Depois do contato visual é importante que se observe as reações dos cães se houve algum estranhamento, latido fora do habitual ou apresentaram medo. A aproximação deve acontecer de maneira calma e feita por etapas;

Segunda dica: o contato físico deve ocorrer após o contato visual, mas lembre-se de manter os dois cães na coleira, caso haja algum estranhamento há tempo de distanciá-los;

Terceira dica: aproxime o cão que já estava na casa, para que possa ter um contato mais próximo do seu novo amigo, assim ele terá a oportunidade de farejar, tendo contado visual e físico juntos;

Quarta dica: agora chegou o momento de interação sem nenhum tipo de barreira, assim os cães poderão ter maior proximidade, mas é preciso que se tenha a supervisão de alguém, para ajudar se necessário.

Quinta dica: deixe os cães a vontade e lembre que o cão que está a mais tempo pode sentir ciúmes, então compartilhe o carinho e atenção de forma igualitária entre os dois.

Após seguir todas as dicas e não conseguir uma socialização entre os cães é importante que se procure a ajuda de um profissional, para que juntos consigam passar por essa fase de adaptação, a fim de que depois dessa etapa possam aproveitar muita a convivência dos cachorros juntos.

Gostou deste conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais – estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/comportamento/como-socializar-cachorros-a-chegada-do-segundo-cao/