Instruções Para Envio de Materiais
É de extrema importância que todos os materiais venham devidamente identificados e com a requisição do veterinário preenchida com as informações necessárias (ver modelo PDF).
Para prevenir acidentes, recomendamos embalar os materiais de maneira que eles não fiquem soltos durante o transporte. Deve-se, também, embalar as requisições em embalagem plástica e colocá-las junto do material enviado.
- Para envio de material para Histopatológico deve-se assegurar que o material não esteja vazando. Para maior segurança recomenda-se acondicionar os frascos em saco plástico bem vedado. Pode-se também manter o material em fixador (formol 10%) por 24 – 48 horas, após este período o material pode ser enviado em uma embalagem plástica contendo gaze embebida em formol 10%.
- Para envio de lâminas de Citologia deve-se fixa-las em álcool 70% por dez minutos, retirar do álcool, esperar secar e enviar em porta lâminas ou embalagem plástica resistente, para evitar que as lâminas se quebrem durante o transporte.
- Para o envio de líquidos e secreções para Citologia ou Analise de Líquidos deve-se acondicionar a amostra de maneira que garanta que o material não vaze durante o transporte. Enviar refrigerado em caixa térmica com gelo biológico ou reciclável.
- Para envio de sangue, urina, swab e fezes deve-se acondicionar a amostra de maneira que garanta que o material não vaze durante o transporte. Enviar refrigerado em caixa térmica com gelo biológico ou reciclável.
- Cálculos urinários devem ser enviados em frasco seco sem conservante.
ATENÇÃO: IDENTIFICAR TODOS OS FRASCOS COM NOME DO ANIMAL, TUTOR E CLÍNICA SOLICITANTE.