O estresse é uma reação natural do corpo e pode ser desencadeado por diversos fatores. O estresse constante pode afetar o bem estar do seu pet, que pode apresentar sinais de que algo está errado.
O ambiente no qual o animal vive diz muito sobre as prováveis situações que podem desencadear o estresse e de que maneira pode reagir. Cães e gatos gostam de ter hábitos contínuos, e mudanças inesperadas na rotina e no ambiente podem provocar reações de estresse.
Mudanças na rotina de passeio, nos horários, tipo de alimentação, e transformação no ambiente em si, como reformas, introdução de outros animais ou até a chegada de novas pessoas, podem ser fatores desencadeantes de estresse no animalzinho de estimação. Nesses casos é indicado tentar voltar à rotina normal o mais rápido possível, quando isso não é possível, o ideal é fazer as mudanças de maneira gradual, para que o pet se adapte às alterações sem sofrimento.
Barulhos e sons altos também são fatores que diminuem o bem estar animal, visto que os animais são muito sensíveis a isso, ruídos que acontecem de maneira inesperada e muito alto fazem com que os animais se assustam e até mesmo fiquem com medo. É muito importante ter um ambiente harmônico, evitando sons e ruídos que possam incomodar os pets.
Além desses cuidados devemos nos preparar para épocas comemorativas, como festa junina, festas de final de ano ou em jogos esportivos, onde infelizmente algumas pessoas fazem uso de fogos de artifício. Nestes casos é importante preparar o ambiente para proteger o seu pet e evitar acidentes. Cuidados como: manter seu pet em um ambiente fechado e controlado, criar um refúgio confortável com almofadas e brinquedos, podem ajudar a mantê-lo em segurança e diminuir o estresse nestes casos.
Para identificar se seu pet está em situação de estresse o ideal é ficar atento às mudanças de comportamento, que pode manifestar com agitação ou apatia, ficar pouco receptivo, parar de se alimentar ou até mostrar sinais de agressividade. A presença de algum desses sinais já pode ser indicativo de estresse, nestes casos observe qual a provável causa desses comportamentos e tente tirar o animal desta situação ou amenizar a causa. É muito importante também conversar com um Médico Veterinário, que irá auxiliar com todos os recursos necessários para que o seu pet tenha uma melhor qualidade de vida.
Cuide bem do seu animalzinho de estimação, ele é a sua melhor companhia.