A pseudociese também chamada de pseudogestação ou gestação psicológica é uma síndrome que acomete fêmeas não castradas, sendo rara em gatas e mais comum em cadelas.
Caracterizada por um distúrbio hormonal, a cadela apresenta sinais de gestação, sem estar prenha. Essa patologia não tem predileção por raça, tamanho ou idade, também pode ocorrer em cadelas que já tiveram gestação ou não.
Os sinais clínicos comportamentais presentes estão relacionados à formação de “ninho” para acolher filhotes, também pode ocorrer a adoção de objetos/brinquedos ou de filhotes de outras fêmeas, aumento do volume abdominal e presença de leite nas mamas, é possível também que ela fique mais agressiva e protetora. Sinais menos comuns como êmese, diarreia, poliúria, polidipsia e polifagia podem acontecer.
Além destes sintomas a recorrência da pseudociese pode desencadear o surgimento de tumor de mama, mastite e infecções uterinas.
O diagnóstico pode ser feito através da análise dos sinais clínicos, onde avaliamos as alterações de comportamento da paciente e descartamos a possibilidade de gestação através ultrassonografia abdominal.
Para evitar a pseudociese e seus transtornos é importante realizar a castração da sua cadela, que além de evitar a pseudociese proporciona muitos outros benefícios, como:
- Reduzir a possibilidade de desenvolver tumor de mama;
- Evitar gestações indesejadas;
- Aumentar a expectativa de vida;
- Reduzir a agressividade e as fugas indesejadas.
Consulte sempre um médico veterinário, ele irá auxiliar no diagnóstico desta doença e indicar o melhor momento para realizar a castração.
Gostou deste conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais – estamos no Instagram, no Facebook e no LinkedIn