Os cães apresentam diferentes tipos de pelo, que variam conforme a raça ou mesmo entre indivíduos da mesma raça, mudando o tamanho, cor, espessura e textura. Para saber cuidar de maneira adequada é necessário conhecer os diferentes tipos de pelagens. 

Dois dos principais cuidados com os pelos dos cães são o banho e a escovação, porém é necessário verificar a regularidade dos banhos e frequência de escovação indicada para o tipo de pelo do seu cão. 

Devemos lembrar que a pele e pelos dos pets podem dar sinais de alterações da sua saúde, por isso esses cuidados são importantes não só para manter uma pelagem bonita, mas é também um momento de cuidado e ao sinal de qualquer alteração, deve-se sempre contactar um médico veterinário.

Saiba quais são as pelagem mais comuns e os cuidados recomendados:

Pelo curto

Os pelos curtos se dividem em dois tipos, liso e duro, possuem o tamanho de cerca de 1cm a 10 cm, não precisam de muitos banhos, a escovação deve ser realizada com regularidade. 

Pelo curto liso

É um tipo muito comum, presente em raças de grande, médio e pequeno porte. Seus pelos atingem, no máximo, 5 cm, é interessante que se use uma escova macia, escovando de uma a duas vezes por semana. Os banhos não precisam ser tão frequentes, recomenda-se uma vez ao mês.

Algumas raças de pelo curto liso são: Bulldog Francês; Pinscher; Doberman.

Pelo curto e duro

O pelo curto e duro possui um toque áspero, diferente das raças de pelo liso. O tamanho do fio pode chegar até 10 cm e possui uma característica única, que é a impermeabilidade. A escovação deve ser diária, para retirar os pelos mortos que ficam presos aos pelos novos e podem embaraçar. A escova indicada é a de cerdas firmes e uma rasqueadeira. Os banhos podem ser dados com intervalos de três a quatro semanas.

Algumas raças que possuem pelo curto e duro são: Fox terrier; Schnauzer; Dachshund de pelo duro.

Pelo longo

Os pelos longos precisam de cuidado constante, como a escovação diária e os banhos mensais, a escova que mais se adequa a esse tipo de pelo é a escova de aço, para retirar os nós e pelos embaraçados.

As raças mais populares: Lhasa Apso; Shih Tzu; Yorkshire.

Pelo longo ondulado ou encaracolado

Os pelos ondulados ou encaracolados costumam ser mais ásperos, porém com pelos mais maleáveis, sendo mais fácil e simples na hora de cuidar, é recomendado banhos mensais, a escovação deve ocorrer semanalmente, a escova mais adequada deve ser de cerdas, pois ajudam a retirar os nós. 

As raças mais populares: Poodle e Golden Retriever.

Pelagem dupla

Cachorros com essa característica possuem dois tipos de pelo: um maior e mais exterior, que normalmente está à vista, e um pelo curto e denso, mais próximo do corpo. A escovação deve ser semanal, utilizando escovas com cerdas firmes e bem espaçadas, junto de uma rasqueadeira para evitar o aparecimento de nós. Recomenda-se banhos com intervalos mensais, tomando muito cuidado no momento da secagem da pelagem, certificando-se que eles estão realmente sequinhos. 

As raças mais comuns são: Rottweiler; São Bernardo; Terra Nova.

O mais importante é fazer destes momentos de cuidados momentos também de muito carinho e amor com seu cãozinho. Lembrando de levá-lo regularmente ao ao médico veterinário, que vai orientar sobre quais devem ser os cuidados com seu pet.

Gostou deste conteúdo? Siga nossas páginas nas redes sociais – estamos no Instagram, no Facebook e no Linkedin

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/cachorros/tipos-de-pelo-de-cachorro/