Ter um animal em casa torna o ambiente mais alegre, além disso, pesquisas mostram que os animais trazem muitos benefícios para a saúde, como reduzir o estresse e diminuir casos de depressão, isso porque, quando o ser humano interage com um animal ele passa a produzir mais hormônios como serotonina, ocitocina e prolactina, que melhoram o humor. Os animais ajudam também na prevenção contra ataques cardíacos, pois reduzem a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides, segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos.
Vendo os diversos benefícios que os animais nos proporcionam, teve-se a ideia de levá-los para um ambiente onde eles pudessem ajudar pessoas que precisam desse carinho, surgindo assim a zooterapia, que é uma terapia alternativa e complementar indicada para várias doenças, inclusive no tratamento de pacientes com câncer.
Neste caso a zooterapia não tem o objetivo de substituir outras terapias, mas sim a intenção de promover o bem estar do paciente durante o tratamento contra o câncer, por isso é importante que seja feito por profissionais qualificados e sempre sob a supervisão médica, para conduzir da forma mais segura possível esse contato entre o paciente em tratamento e o animal.
Não são todos animais que possuem as características necessárias, pois precisam ser calmos e gostar de estar perto de pessoas. Os animais mais comuns nas terapias são os cães, gatos e cavalos, pois possuem facilidade em conviver com pessoas e apresentam um comportamento dócil.
Antes de se indicar a zooterapia, é recomendável verificar se o paciente possui alguma alergia, se está com a imunidade baixa ou se tem algum problema respiratório, para garantir que não surjam outros problemas durante a terapia. Além disso acompanhamento dos animais terapeutas por médicos veterinários é muito importante para certificar a saúde destes animais.
Existem muitas ONGs que fazem esse trabalho voluntário em hospitais e clínicas, onde são realizadas atividades motivacionais, recreativas e lúdicas, que geraram resultados terapêuticos positivos.
Os principais benefícios da interação dos pacientes com os animais terapeutas durante a zooterapia são:
- Ação antidepressiva, pois desvia o foco da tensão emocional, da dor e do estresse;
- Melhora a autoestima do paciente;
- Brincar com o animal aumenta os níveis de serotonina e dopamina, relaxando o paciente e reduzindo a agressividade e ansiedade durante o tratamento do câncer;
- Desenvolve a melhora na comunicação entre o paciente e equipe médica;
- Estimula a o aumento da mobilidade e atividade muscular;
- Estimula a integração social.
De todos os benefícios citados, com certeza o maior de todos é a troca que existe entre paciente e animal terapeuta, provando que o amor também cura!
Fontes:
https://exame.com/casual/9-beneficios-que-bichos-de-estimacao-trazem-a-saude/
https://www.oncominas.med.br/animais-de-estimacao-podem-ajudar-no-tratamento-do-cancer
https://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zooterapia/